Objetivos Estratégicos da Marca Açores

O Governo dos Açores assume a Marca Açores como um dos pilares impulsionadores da promoção interna e externa da Região.

A identificação da Região através de uma marca sinónima de qualidade, que diferencia o produto a partir dos atributos mais distintivos dos Açores – a natureza, o elevado valor ambiental, a diversidade e exclusividade natural –,são características únicas considerados de inegável importância no sucesso de uma estratégia de acesso e fidelização de mercados, que permitem induzir valor acrescentado aos produtos e serviços açorianos e fomentam a base económica de exportação.

Com uma natureza transversal a toda a produção regional, a Marca Açores tem vindo a assumir-se como uma marca global de referência, uma marca territorial que identifica a oferta dos Açores quer ao nível da promoção turística, quer ao nível da divulgação dos seus produtos e serviços.

Os produtos açorianos, considerando-se os tradicionais bens transacionáveis e os serviços, nomeadamente o turismo, têm vindo ao longo do tempo, a ganhar uma significativa notoriedade, destacando-se dos demais concorrentes diretos, por serem originários de uma Região com uma pegada ecológica de elevado valor ambiental.

Neste âmbito, assume-se como um dos objetivos primordiais da Marca Açores a intensificação de candidaturas de produtos regionais à certificação de Denominação de Origem Protegida (DOP), Indicação Geográfica Protegida (IGP), Especialidade Tradicional Garantida (ETG), assim como o incremento do seu consumo.

A Marca Açores é um selo que certifica que o local de origem dos produtos e serviços é a Região Autónoma dos Açores, estimulando a preferência já existente no consumo de produtos açorianos e contribuindo, desta forma, para o crescimento da sua produção, assegurando as condições estruturantes para que as empresas regionais progridam na cadeia de valor, aumentem a sua competitividade e promovam a criação de emprego e de riqueza.

Ao longo do tempo, traçamos um caminho consistente para a Marca Açores através da criação e afirmação de uma identidade visual e assinatura de marca única, que permite a sua utilização por parte de todas as entidades que contribuam para a valorização do território, para a captação de investimento e fomento da base económica de exportação, com uma arquitetura de marca que possibilite a distinção das diferentes áreas de atuação permitindo ganhar ainda uma maior visibilidade.

Anualmente são desenvolvidas campanhas de sensibilização ao longo de toda a cadeia de valor, com vista à valorização da perceção pelo cliente final, e campanhas de marketing em mercados considerados estratégicos.

Desta forma, a Marca Açores assume duas principais valências, enquanto marca de pertença à Região e ao seu património e como selo de origem para os seus produtos e serviços.

A Marca Açores pode ainda, ser utilizada isoladamente ou em conjugação com outras marcas.

A identidade visual da Marca Açores tem duas versões de naming: AÇORES e AZORES.

As entidades que pretendam aderir à Marca Açores ou que pretendam a sua utilização devem assegurar o cumprimento integral das condições de acesso para o efeito estabelecidas em regulamentos e manuais específicos, intrinsecamente associadas à necessidade de garantir a notória qualidade do produto/serviço regional.

Termos & Condições